Upanemenses são destaques do IFRN na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) em Mossoró participaram com êxito da 15ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Entre os participantes, três estudantes de Upanema se destacaram, conquistando a medalha de cristal, um reconhecimento de honra ao mérito.

Mísia Laís, Jackson Webber e Gilnete Júnior formaram duas equipes distintas e enfrentaram uma jornada desafiadora até a fase final da competição. A ONHB consiste em seis fases online, culminando em uma prova presencial que ocorreu em Campinas/SP, no último dia 24 de agosto de 2024. A cerimônia de premiação foi realizada no dia seguinte.

Mísia Laís, integrante da equipe “Filhos de Elvis”, obteve a melhor pontuação do Rio Grande do Norte na sexta fase online, o que garantiu à sua equipe o custeio da viagem para a fase final pela Unicamp. “Foi uma experiência incrível, especialmente por termos representado tão bem nosso estado e Upanema,” comentou Mísia. A equipe de Jackson Webber e Gilnete Júnior, bem como outra equipe, teve sua viagem custeada pelo IFRN.

Além dos três alunos, a comitiva que viajou para Campinas contou com o professor orientador de História, José Gerardo Bastos da Costa Júnior, e dois monitores que também são de Upanema, Fábio Medeiros e Jeferson Guilherme. Eles são egressos do IFRN e foram escolhidos pelo orientador para oferecerem suporte durante todas as fases online da competição. Dos 12 integrantes da comitiva do IFRN na fase final da ONHB, cinco eram de Upanema.

Mísia Laís, Jackson Webber e Gilnete Júnior retornam a Upanema com a satisfação de terem representado sua instituição, município e estado em uma competição de grande importância nacional, trazendo consigo não apenas a medalha de cristal, mas também o orgulho de uma trajetória marcada pela dedicação e esforço.

Você não pode copiar o conteúdo desta página