71% dos candidatos a vereador em Upanema são estreantes

Um levantamento realizado pelo Weblog Luan Caesar revela que, dos 31 candidatos a vereador em Upanema, 22 estão se lançando na política pela primeira vez. A pesquisa foi feita com base nas informações do sistema do Tribunal Superior Eleitoral, o DivulgaCand.

Entre os veteranos, Gineton Costa (MDB) concorre pela sexta vez. Os vereadores Ibinha (PL), Inavan Santos (MDB), Magnólia Cabral (PP) e Marinaldo Bezerra (MDB) disputam pela quarta vez. Higor (AVANTE) e Soares (MDB) estão concorrendo pela terceira vez, enquanto Sangela Rocha (PL) participa pela segunda vez. Major J Pereira (AVANTE), embora estreante em Upanema, já havia se candidatado a vereador em 2016 no município de Paraú.

As Eleições Municipais de 2024 trazem uma mudança no registro de candidaturas para o cargo de vereador. De acordo com a Lei nº 14.211, partidos políticos ou federações podem lançar até 100% das vagas a serem preenchidas na Câmara Municipal mais um candidato. Antes de 2021, o limite era de 150% do número de vagas. Em Upanema, com 9 cadeiras em disputa, isso significa que os partidos podem lançar até 10 candidaturas, em vez das 14 permitidas anteriormente. Neste ano, Upanema tem sete candidatos a menos em relação à eleição de 2020, quando somou 37 candidaturas a vereador.

O Avante, estreante em disputas em Upanema, lançou 4 candidatos a vereador, incluindo duas mulheres novas na política: as empresárias Leopodina e Sara do Salão. No MDB, 60% dos candidatos são estreantes, com 4 buscando a reeleição. No PL, 90% dos candidatos são estreantes, e no PP, 71% dos candidatos disputam o cargo pela primeira vez.

No dia 6 de outubro, 31 candidatos (exceto aqueles que, por qualquer motivo, não estejam aptos para a eleição) disputarão as 9 vagas disponíveis na Câmara Municipal de Upanema.

Você não pode copiar o conteúdo desta página