Em Campo Grande, 53% dos candidatos a vereador são veteranos

Em Campo Grande, 53% dos candidatos a vereador são veteranos. Um levantamento feito pelo Weblog Luan Caesar através do DivulgaCand mostra que, dos 34 candidatos que estão concorrendo à Câmara Municipal, 18 já possuem experiência em eleições anteriores.

Pelo PT, dois candidatos são estreantes, enquanto Benedito do PT participa de sua segunda disputa.

No MDB, todos os candidatos já têm experiência em disputas eleitorais. O vereador Wagner Souza (MDB) está em sua quinta campanha. Já os vereadores Marilandia Holanda (MDB) e Nilson Gondim (MDB) estão em suas terceiras disputas, assim como o candidato Galego de Justino. O vereador Pedro Myal (MDB) e os candidatos Fábia Almeida, Fernando Pimenta e Gilmara Fernandes chegam a 2024 participando pela segunda vez.

No Podemos, 60% dos candidatos são estreantes. Entre os veteranos, o vereador Deginaldo Oliveira (PODE) busca a reeleição, enquanto os candidatos Pastora Lúcia e Wilas Gari estão em suas segundas disputas. A candidata Neta Góis concorre pela terceira vez.

O PSB apresentou três candidatos estreantes. Os veteranos da chapa são os vereadores Felipinho Pimenta (PSB) e Lilia Holanda (PSB), que estão em sua quarta disputa, além de Jean Vieira, que participa pela quinta vez. No currículo de Jean constam ainda candidaturas a vice-prefeito em 2016 e a prefeito em 2008.

O União Brasil tem cinco estreantes, além do vereador Jorge de Caiana (UNIÃO), que participa de sua segunda eleição, e do ex-vereador Nilson Junior, que já foi candidato a vice-prefeito e chega em 2024 com o recorde de seis disputas.

Os candidatos estreantes são: Alexandre Rocha e Naiara Fernandes, pelo PT; Allyson Oliveira, Isaac Patrício, Jarlene de Dilvan, Neném de Doutorzinho, Nilson Saldanha e Rafael Pimenta, pelo Podemos; Abigail Castro, Cabritinho e Sabrina Lauane, pelo PSB; Cristina Pimenta, Luna Bianca, Rita Isadora, Samuel Silva e Sérgio Brito, pelo União Brasil.

As eleições municipais de 2024 trazem uma mudança nas regras para o registro de candidaturas ao cargo de vereador. De acordo com a Lei nº 14.211, partidos ou federações podem lançar até 100% das vagas a serem preenchidas na Câmara Municipal, mais um candidato. Antes de 2021, o limite era de 150%. Em Campo Grande, com 9 cadeiras em disputa, os partidos podem lançar até 10 candidaturas, em vez das 14 permitidas anteriormente.

Você não pode copiar o conteúdo desta página