Ícone do site Luan Caesar

Upanema apresenta o pior Índice de Progresso Social do Médio Oeste Potiguar; Janduís se destaca

A recente avaliação do Índice de Progresso Social (IPS), desenvolvido pela Social Progress Imperative, revelou que Upanema tem o pior índice do Médio Oeste do Rio Grande do Norte, com um IPS de 56,03, e ocupa a 104ª posição no ranking estadual. O IPS é uma medida composta por três dimensões principais:

  1. Necessidades Humanas Básicas: Inclui componentes como acesso à água potável, saneamento básico, habitação e saúde básica.
  2. Fundamentos do Bem-Estar: Engloba componentes como acesso à educação básica, acesso a serviços de saúde e segurança pessoal.
  3. Oportunidades: Inclui componentes como direitos pessoais, acesso à educação superior, inclusão social e acesso a oportunidades econômicas.

Embora Upanema tenha obtido uma pontuação razoável em Necessidades Humanas Básicas (73,34), como esgotamento sanitário adequado, enfrenta sérias dificuldades nos Fundamentos do Bem-Estar (56,7) e, especialmente, nas Oportunidades (38,04), incluindo paridade de gênero na Câmara Municipal, direitos individuais, liberdades individuais e escolhas. No que diz respeito ainda aos Fundamentos do Bem-Estar, o município tem resultados relativamente fracos em componentes como abandono e evasão no ensino médio, IDEB no ensino fundamental e cobertura de internet móvel.

Em contrapartida, Janduís lidera o ranking regional com um IPS de 59,98, destacando-se em Necessidades Humanas Básicas (74,71). O que justifica o município liderar o ranking é a nota em Oportunidades (44,56). Apesar de relativamente baixa em comparação aos municípios brasileiros, na região, Janduís se destaca em pontos como Índice de Atendimento à Demanda na Justiça e Paridade de Negros e Pardos na Câmara Municipal. Janduís também tem resultados relativamente fortes em mortalidade entre 15 e 50 anos, mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis, contribuindo com a boa nota em Fundamentos do Bem-Estar.

Outros municípios como Campo Grande, Triunfo Potiguar, Paraú e Messias Targino também enfrentam desafios diversos. Campo Grande, por exemplo, registra um IPS de 57,95, com boa cobertura em necessidades essenciais (70,28), mas com desafios em proporcionar oportunidades de desenvolvimento pessoal e econômico.

Triunfo Potiguar, com um IPS de 57,25, alcança 73,69 em Necessidades Humanas Básicas, mas pontua 41,44 em Oportunidades, revelando disparidades significativas entre condições básicas de vida e acesso a recursos para crescimento e prosperidade.

Paraú, com um IPS de 58,3, e uma pontuação de 73,38 em Necessidades Humanas Básicas, também enfrenta desafios em Oportunidades, com 41,74 pontos, sublinhando a necessidade de políticas que melhorem o acesso à educação superior e ao desenvolvimento econômico.

Messias Targino, apresentando um IPS de 56,28, obteve 68,9 pontos em Necessidades Humanas Básicas, mas apenas 45,72 em Oportunidades, destacando a urgência de medidas que promovam maior equidade e inclusão social.

IPS Brasil

O IPS Brasil é o índice mais completo da realidade socioambiental de todos os 5.570 municípios do país. Desenvolvido pela Social Progress Imperative, o índice proporciona um panorama multidimensional e acessível sobre a performance de municípios e estados em atender às necessidades básicas de seus cidadãos.

O IPS Brasil 2024 é composto por 53 indicadores secundários de fontes públicas que são exclusivamente sociais, ambientais e que medem resultados, não investimentos. Essas variáveis foram agregadas em um índice geral, com nota de 0 a 100, e índices para 3 dimensões (Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades) e 12 componentes (Nutrição e Cuidados Médicos Básicos, Água e Saneamento, Moradia, Segurança Pessoal, Acesso ao Conhecimento Básico, Acesso à Informação e Comunicação, Saúde e Bem-estar, Qualidade do Meio Ambiente, Direitos Individuais, Liberdades Individuais e de Escolha, Inclusão Social e Acesso à Educação Superior).

Estes dados norteiam as estratégias para o aprimoramento e sustentação da qualidade de vida das pessoas. A escolha dos indicadores foi baseada na confiabilidade das fontes dos dados, acessibilidade, abrangência e atualização.

Você pode acessar dados mais detalhados do IPS através do link: https://ipsbrasil.org.br/

Sair da versão mobile