Dois alunos de Upanema, Elienai Carvalho e Maria Clara Tavares, estudantes do 9º ano da Escola Evangélica Professor José Inácio da Costa, estão entre os finalistas da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, marcada para dezembro em Mossoró. O projeto “Natural Solvent – uma alternativa ecológica e sustentável ao solvente” foi desenvolvido com o objetivo de criar um solvente menos prejudicial à saúde de trabalhadores da construção civil. Em fase final de preparação, os estudantes visitaram os laboratórios do Centro de Engenharias da UFERSA no dia 8 de outubro, onde realizaram testes com o apoio de pesquisadores.
O solvente, feito a partir de óleo de coco, óleo de limão, álcool 70%, vinagre, sal e suco de limão, foi idealizado durante uma aula de ciências, orientada pelo professor Aldefran Anderson, egresso da UFERSA, e por Matheus Klisman, professor de matemática. Os testes realizados na UFERSA foram acompanhados pelos pesquisadores Frederico do Carmo Ribeiro e Raniere Valença, do Núcleo de Pesquisa em Economia de Baixo Carbono (NPCO2), que avaliaram a densidade e viscosidade do produto utilizando equipamentos avançados.
Para o pesquisador Raniere Valença, que acompanhou os estudantes, a experiência foi uma oportunidade valiosa para despertar o interesse dos jovens pela ciência desde cedo. “Nossa intenção é que essa experiência sirva de estímulo para que eles continuem interessados em fazer ciência”, destacou Raniere.
O projeto é um exemplo de como iniciativas escolares podem se transformar em oportunidades reais de aprendizado prático, com o apoio de instituições de ensino superior. A Feira de Ciências do Semiárido Potiguar será um palco importante para os estudantes demonstrarem os resultados de seu trabalho e inspirarem outros jovens.